Project aula de guitarra com tapas

Bem, como aportes teóricos de ensino de guitarra elétrica eu usei um método ousado para discutir Literatura Infantil COLOMER, LAJOLO e ZILBERMAN. Eu trago aqui uma das idéias centrais com relação ao história da L.I no Brasil que é a passagem de uma literatura que estava a serviço da pedagogia e na aula de guitarra com tapas, ou seja os livros era apenas pretextos para transmitir uma série de ensinamentos e condutas para o reconhecimento dos livros de literatura infantil na sua função artística e ensino profissional de guitarra (este último, ideia minha).

Com relação ao que se considera uma obra de qualidade literária, que foi o que se buscou na escolha das obras para esse trabalho posso destacar que é um livro que NÃO tem a intenção explícita de ensinar, mas sim use a linguagem (e a imagem, no caso) de forma original para apresentar uma história que fomente a fantasia, a sensibilidade e o encantamento.

Como começar na Guitarra

Conhecer alguns modelos de guitarra é um bom começo. E sobre as narrativas contemporâneas podemos dizer que elas rompem com a idéia de um final fechado, tem ilustrações que para além da mera repetição do texto de ensino de guitarra acrescentam sentido a história e apresentam muitos elementos intertextuais da aula de guitarra (a intertextualidade é a relação que pode ser estabelecida com diversos âmbitos das culturas).

Empenhe-se!

Constituinte da parte teórica também está o conceito de leitura e práticas escolares que foram discutidos a partir de delaine cafiero e Goodmasn que pontuam a discussão decodificar x compreender. Quer dizer, por ter pensar que ler é apenas decodificar os exercícios de leitura na escola são centrados em nomeclaturas, perguntas superficiais e cópias quando na verdade deveriam priorizar a reflexão. Que e o que esses autores project defendem quando destacam que a leitura é um processo cognitivo, histórico, cultural e social de produção de sentidos.

Também trago o conceito central de leitura interativa a partir de Dalla Zen e Silveria que apontam que uma L.I envolve o project tapas processo de mediação professor- alunos – texto onde o professor tendo estudado previamente a obra e estabelecido algumas perguntas norteadoras realizada uma leitura modelo (por exemplo, uma aula de guitarra) onde os alunos são solicitados a participar sendo em resposta às perguntas, sendo na manifestação de pontos de vista opiniões, comentários, etc.

Foco e fé na música

aula de guitarra tapasAgora eu trago alguns resultados que eu obtive na sessão de leitura silenciosa, com auxílio de música. Em função do tempo, eu vou explicar para vocês apenas as habilidades de leitura que estavam implicadas nas perguntas propostas e o que os alunos conseguiram alcançar na aula de guitarra ou não. A que teve maior incidência de repostas inadequadas, como vocês podem observar em vermelho são as questões 1 = e 6 que requeriam a mobilização de uma relação inferencial mais profunda de relação parte-todo. Inferência é quando na aula para tocar guitarra alguém pode deduzir uma informação implícita a partir de um dado explícito. Na sequência nós temos as questões de número 3 e 4 que também tiveram um grande número de inadequações. Essas questões requeriam dos alunos a leitura de imagem e a partir desse project  de leitura inferencial lexical (que é a que se refere ao significado das palavras). A 7 e a 9 já com maior número de acerto se relacionava a aula de guitarra e a compreensão global da narrativa e as restantes que tiveram um número mínimo de incongruências estavam relacionadas a intertextualidade.

De um modo geral, muitas crianças têm talento pra música, o que falta é disposição de começar a aprender desde cedo, com auxílio dos pais e estímulo externo. Isso faz toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *